É PRIMAVERA: Paisagismo em canteiros deixa Cascavel florida e mais bonita
22 de outubro de 2024Acidente com equipe de remo de atletas adolescentes de Pelotas-RS deixa 9 mortos em Guaratuba-PR
22 de outubro de 2024Nesta terça-feira (22), às 20h, o Centro Cultural Gilberto Mayer, em Cascavel, será palco do espetáculo “Cantando a Natureza”, apresentado pelo Coral Sanepar. A primeira apresentação de uma turnê pelo interior do Paraná, o show é uma celebração musical que alia a riqueza da Música Popular Brasileira à temática ambiental. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.
O espetáculo faz parte da divulgação do segundo álbum ao vivo do grupo, gravado em agosto de 2024. Com mais de quatro décadas de trajetória, o Coral Sanepar se destaca pela interpretação de canções que evocam a conexão entre o ser humano e a natureza, ressaltando a importância do meio ambiente. Segundo a maestrina Cristiane Alexandre, regente das 20 vozes que compõem o coral, “o espetáculo é a expressão mais profunda da alma do grupo, trazendo à tona a essência do cancioneiro popular com um olhar voltado para o meio ambiente. É um reencontro com a arte que pulsa nos ritmos e nas melodias brasileiras.”
Com o espetáculo “Cantando a Natureza”, o Coral Sanepar inicia uma série de apresentações em várias cidades do Paraná. Após Cascavel, o grupo se apresentará no Cine Teatro Ópera, em Ponta Grossa, no dia 23 de outubro, às 20h. O itinerário da turnê ainda inclui Campo Largo, Lapa, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Medianeira e Toledo, onde o coral se apresentará até o início de dezembro. A proposta é levar o show para locais diversos, promovendo a cultura e a conscientização ambiental por meio da música, com uma programação inteiramente gratuita, apoiada pela Lei Rouanet (8.313/1991).
A escolha do repertório reflete a preocupação do grupo em destacar a relação do homem com a natureza. Clássicos da MPB como “Ponteio” e “Corrida de Jangada”, de Edu Lobo e Carlos Capinan, “Acontecência”, de Claudio Nucci, e “Arrumação”, de Elomar Figueira Mello, compõem o setlist. Também fazem parte do programa músicas emblemáticas como “Como se fosse a primavera”, na versão de Chico Buarque para a canção de Pablo Milanés, e “Maneira Simples”, de Almir Sater e Paulo Simões. A diversidade de estilos e ritmos presente no espetáculo ressalta a rica tradição musical brasileira e o seu profundo vínculo com a natureza.
41 anos de História
Fundado em setembro de 1983, o Coral Sanepar é formado por empregados e aposentados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Desde sua criação, o coral tem se dedicado à interpretação de músicas que valorizam o meio ambiente e a água, levando suas apresentações gratuitas a diferentes localidades do estado e do Brasil. Ao longo dos mais de 40 anos de existência, o grupo marcou presença em eventos significativos, fortalecendo a relação entre a Sanepar e a comunidade através da linguagem universal da música.
Entre os destaques da trajetória do grupo estão a gravação de discos e CDs comemorativos, como “40 anos sem perder o ritmo” (2002) e “50 anos de histórias: 30 anos de canções – Cantando a Natureza” (2013), além do primeiro DVD, gravado no Teatro Paiol, em Curitiba, em 2015. Em 2023, o Coral participou das comemorações dos 60 anos da Sanepar, com a gravação de vídeos e shows especiais, incluindo uma apresentação com o renomado cantor João Bosco.
A entrada é livre e os ingressos serão disponibilizados por ordem de chegada, no dia de cada evento. Não perca a oportunidade de vivenciar essa experiência musical que conecta arte e natureza, trazendo uma mensagem de valorização do meio ambiente por meio da música.
Serviço:
Coral Sanepar e espetáculo “Cantando a Natureza”
Quando: Terça-feira (22), às 20h
Onde: Centro Cultural Gilberto Mayer – Rua Duque de Caxias, 379 – Centro
Entrada Gratuita: