Lula defende proibição de apostas em cartão amarelo e vermelho nas bets.
11 de novembro de 2024Cascavel celebra 73 anos com tradicional bolo de aniversário
18 de novembro de 2024Se Cascavel tem um presente de desenvolvimento e um futuro de inovação é porque no passado teve uma base sólida, forte e de coragem. E para homenagear os bravos cidadãos que ajudaram a construir a história de Cascavel, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizou hoje, 14 de novembro, no aniversário de 73 anos da cidade, o tradicional Almoço dos Pioneiros, que neste ano chega à sua 30ª edição e marca as comemorações desta data especial. O evento foi realizado no Tuiuti Esporte Clube.
A celebração, que reuniu mais de 700 pioneiros, é uma reverência aos que, entre desafios e conquistas, deram os primeiros passos para transformar o município nessa referência que é atualmente. A iniciativa é exclusiva para pioneiros que ajudaram a colonizar a cidade e chegaram por aqui até o ano de 1960.
Mais do que um encontro, o almoço é uma ocasião para que esses cidadãos históricos celebrem suas memórias. O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que o evento é um momento de celebração e valorização desses cidadãos que escreveram a história do Município. “Não há como não reconhecer que essas pessoas que estão aqui e muitas outras que lamentavelmente já nos deixaram, são as grandes responsáveis pelo desenvolvimento de Cascavel, porque enfrentaram, tiveram sonho, expectativa, coragem e bravura para fazer esse município ser o que é hoje. Então, através dos pioneiros, nós estamos homenageando os filhos dos pioneiros, os netos dos pioneiros, os cascavelenses que nasceram e aqueles que vieram para cá”, diz emocionado.
O vice-prefeito, Renato Silva, reforça a gratidão aos pioneiros. “Temos que felicitá-los, parabenizá-los, amá-los, pois foram essas pessoas que desbravam a nossa cidade. Nós somos muito gratos a quem chegou primeiro, a quem teve a ideia e iniciativa. Isso faz toda a diferença. É uma forma de manifestar o respeito e o carinho que a gente tem por eles. Parabéns a todos e vamos continuar cuidando e amando essa cidade”, observa.
Futuro vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô, reconhece o valoroso empenho dos pioneiros que transformaram o Município em uma potência. “É uma justíssima homenagem, muito merecida, porque essas pessoas permitiram que nós chegássemos aqui hoje. Desbravaram quando tudo aqui era mato e agora merecem nossos aplausos, reconhecimento e nosso agradecimento. Cascavel hoje é uma cidade moderna, dinâmica, que avança, que gera tanta riqueza, mas quando ainda nada desse potencial existia, eles já estavam aqui com muita coragem. Eles merecem nosso carinho e esse banquete maravilhoso”, celebra.
A Secretaria de Cultura tomou à frente das homenagens, que utiliza o Museu da Imagem e do Som Xico Tebaldi e o Museu Histórico de Cascavel para o resgate das informações de pioneirismo. “Nada mais justo que homenagear os nossos pioneiros nesse dia tão importante. Não teria uma forma melhor começar as celebrações do aniversário de 73 anos do que estar com esses lindos, esses queridos pioneiros que iniciaram a nossa belíssima história. É um dia de celebrar com muito amor, com muito carinho e, principalmente, com muito respeito a esses que há muitos anos aqui chegaram e enfrentaram muita coisa para que nós possamos desfrutar desta bela cidade”, avalia o secretário de Cultura, Ricardo Bulgarelli.
O pioneiro Monair Américo Vieira lembra que quando chegou era tudo mato e que se surpreende com a evolução da cidade. “Ficou bonito, não é? A cidade está linda, como Cascavel é grande”, diz surpreso e emocionado.
Maria Bombardela Penteado chegou em Cascavel em 1958, vinda do Rio Grande do Sul. Ao longo dos anos, viu Cascavel se tornar uma metrópole. “Cascavel era muito pequena. Ali onde eu moro, no Parque São Paulo, não tinha nada, eram somente duas casas quando eu mudei. Meu marido trabalhava na Prefeitura e ele que abriu todas aquelas ruas da região. Hoje está muito bonita Cascavel e fica cada vez mais”, finaliza.
CELEBRAÇÃO
Uma apresentação musical especial de Gustavo Zago embalou as estrelas da festa, relembrando as valsas e os choros que compuseram as trilhas sonoras das primeiras décadas de Cascavel. O almoço foi servido em uma grande confraternização entre os pioneiros. Uma dia de festa que ficará na memória de todos.