
EDUCAÇÃO | Novos cadastros para vagas e transferências nos Cmeis começam nesta segunda-feira (10) em Cascavel
10 de fevereiro de 2025
SAÚDE: Hospital de Retaguarda de Cascavel recebe repasse de R$ 2 milhões em equipamentos para atendimentos
12 de fevereiro de 2025Cuidar das crianças e adolescentes é investir no futuro da sociedade. Garantir que eles tenham acesso à educação, esporte, cultura e proteção social é fundamental para que cresçam em um ambiente saudável, com oportunidades e longe da vulnerabilidade. Quando o poder público, a sociedade civil e as entidades sociais se unem em prol dessa causa, criam-se caminhos para transformar vidas e formar cidadãos mais preparados para o amanhã.
Pensando nisso, o município de Cascavel, por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), oficializou no ontem (6), em solenidade, o repasse de mais de R$1,5 milhão para entidades que realizam um trabalho essencial no atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A destinação desses recursos representa um compromisso coletivo com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, fortalecendo iniciativas que promovem o acolhimento, o esporte, a educação e a formação cidadã. O investimento beneficiará diretamente centenas de crianças e adolescentes em diferentes projetos sociais.
A Secretária de Comunicação, Beth Leal, destacou a relevância desse repasse para a continuidade do trabalho das entidades. “Esse é um momento histórico e muito especial, pois os recursos do FIA estão sendo destinados a entidades que prestam serviços fundamentais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Esse repasse significa o reconhecimento do município ao trabalho dessas instituições, que, de forma voluntária, cumprem seu papel social e garantem uma perspectiva melhor de vida para essas crianças”, afirmou.
Seis entidades de Cascavel foram beneficiadas com o repasse, cada uma desenvolvendo ações voltadas à proteção, ao esporte e à inclusão social: a Associação Cascavelense de Handebol, Associação Recanto da Criança, Centro de Estudos do Menor e Integração à Comunidade (CEMIC), Fábrica Cascavelense de Cidadãos (FCC), Instituto Stein e Associação Esportiva Juventus.
A Secretária de Assistência Social, Rosely Vascelai, reforçou que esses projetos são essenciais para transformar vidas e proporcionar oportunidades reais para o futuro de crianças e adolescentes. “ São trabalhos sérios, fiscalizados, que com certeza terão um impacto positivo na vida dessas crianças e adolescentes. Esses projetos vão tirá-los da rua e dar um valor muito grande para o futuro deles”, destacou.
O presidente da Comissão de Ética da Criança e do Adolescente, vereador Rondinelli Batista, ressaltou a importância da parceria entre o poder público e as entidades. “Lá na ponta, quem faz de fato o trabalho são as entidades, principalmente aquelas que fazem o acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade e incentivam o esporte. Acredito que o esporte tira a criança das drogas, da tela e das ruas, principalmente as que estão em vulnerabilidade. Esses recursos estão sendo muito bem alocados e, com certeza, chegarão a quem mais precisa”.
Além de fortalecer o trabalho das entidades, o evento também destacou o papel da sociedade na destinação dos recursos do FIA. A presidente do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), Ionara Boaroli de Bortoli, explicou como pessoas físicas e jurídicas podem contribuir diretamente para esses projetos por meio do imposto de renda. “ A participação dos contribuintes é fundamental, pois eles podem destinar parte do imposto de renda para o FIA sem qualquer custo adicional. Nós, contadores, temos o papel de orientar e esclarecer essas possibilidades. O importante é que esse dinheiro, em vez de ir para o governo federal e passar por toda uma burocracia, já fica diretamente no Município, garantindo que os recursos sejam aplicados aqui, nas nossas entidades.”, explicou.
A presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Cascavel, Guiomar Aparecida Padilha, ressaltou a importância dessas doações para a manutenção e sobrevivência das entidades e sobre o trabalho de fiscalização por parte do conselho, em relação aos recursos repassados para as entidades. “Nós teremos um novo chamamento de mais seis entidades para 2025, então os empresários procurem os seus contadores para fazer declaração de imposto de renda destinar a parte para as entidades. Lembrando que ninguém vai pagar a mais pelo imposto. Apenas o valor que seria enviado à Brasília fica aqui e é repassado para s entidades”.
O evento reforça o compromisso de Cascavel em apoiar iniciativas que fazem a diferença na vida de quem mais precisa, garantindo um futuro com mais oportunidades para as novas gerações da de quem mais precisa, garantindo um futuro com mais oportunidades para as novas gerações.